Os preços do petróleo subiram pela quarta sessão seguida esta segunda-feira em Nova York, em um contexto de otimismo geral nos mercados financeiros sobre a evolução da situação econômica.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do “light sweet crude” negociado nos EUA) para entrega em agosto terminou cotado a 63,98 dólares, uma alta de 42 centavos. Nas quatro últimas sessões, o barril já acumula um aumento de 4,44 dólares.
Na InterContinentalExchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em setembro subiu ainda mais, ganhando 1,06 dólar, a 66,44 dólares. “Os operadores parecem dispostos assumir riscos num momento em que o otimismo retorna”, comentou Phil Flynn, da PFG Best Research. “Continuo achando que a Bolsa é o fator que mais influencia o mercado petroleiro”, comentou por sua vez Ellis Eckland, operador independente.
Os mercados financeiros europeus subiram nesta segunda-feira, enquanto Wall Street se aproxima do fim do pregão em alta, em outra mostra do otimismo dos investidores. “A sessão foi muito volátil” em Nova York, onde os preços chegaram a patinar brevemente no vermelho, indicou Eckland.