Teodoro Nguema Mangue, filho do Presidente da Guiné-Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbassogo, foi empossado quarta-feira enquanto Vice-Presidente do País encarregue da Defesa Nacional e Segurança do Estado, soube-se de fonte oficial em Malabo.
Antes desta promoção, ele desempenhava, desde maio de 2012, as funções de segundo Vice–Presidente, depois de ter assumido, há vários anos, a pasta da Agricultura e da Exploração Florestal.
Na mesma ocasião, também foram promovidos Ignácio Milam Tang (primeiro-ministro de 2008 a 2012 e primeiro Vice-Presidente da República de 2012 a 2016) a presidente do Conselho dos Assuntos Públicos do Estado, bem como Vicente EhateTomi (primeiro-ministro de 2012 a 2016) a Vice-Presidente do Conselho da República encarregue de aconselhar o Presidente da República no tocante ao controlo e gestão das empresas autónomas e estatais».
Um comunicado de imprensa divulgado pelo Gabinete da Informação e Imprensa da Guiné Equatorial precisa que a nomeação destes dois últimos à frente do Conselho da República finaliza a aplicação desta nova instituição da República, chamada a “assessorar o Presidente na gestão do país, durante o seu novo mandato”.
O Presidente Obiang Nguema Mbassogo foi eleito nas eleições presidenciais de 24 de abril de 2016, para um novo mandato à frente do país que dirige desde 1979.