Dez mortos e oito feridos, entre graves e ligeiros é o balanço de um violento acidente de viação ocorrido cerca das 04h00 horas de quinta-feira, na localidade de Nwamatibjana, posto administrativo 3 de Fevereiro, província meridional de Maputo, em Moçambique.
O desastre envolveu uma viatura de transporte semi-colectivo de passageiros, de marca Toyota Coaster, que fazia o trajecto Manhiça-Palmeira, e uma carinha Toyota Hino-Ranger, proveniente da província de Sofala e que seguia em direcção à cidade de Maputo.
Informações colhidas pelo diário ?Noticias? referem que a carrinha terá saído da sua faixa de rodagem em batendo violentamente na ?mini-bus?, projectando-a para fora da estrada. Como resultado 10 pessoas, parte das quais regressavam das celebrações do dia da Manhiça, assinalado a 18 de Maio, perderam a vida no local, incluindo o motorista e cobrador.
Os corpos dos finados e feridos foram encontrados espalhados na faixa contrária e outros recuperados na berma da rodovia. Os sobreviventes foram socorridos pelas autoridades policiais do distrito da Manhiça e algumas pessoas de boa-fé, que os levaram até ao Centro de Saúde da Manhiça, onde continuam internados três feridos.
Devido a gravidade contraídos, cinco passageiros tiveram de ser imediatamente evacuados para o Hospital Central de Maputo. A viatura que transportava os passageiros encontra-se totalmente danificada e quase irreconhecível.
O presidente do município da vila da Manhiça, Luís Munguambe, disse que uma avaliação preliminar indica como provável causa do acidente a fadiga do motorista da carrinha, que partiu na manhã de quarta-feira da província de Sofala.
Aliás, as autoridades policiais confirmam ter feito um teste de alcoolemia tanto ao motorista como ao seu ajudante e não encontraram vestígios de álcool no seu organismo. Neste momento, o condutor continua sob custódia policial.