Pelo menos cinco pessoas perderam a vida e outras mais de sete contraíram ferimentos graves e ligeiros, em consequência de três sinistros rodoviários, ocorridos na semana passada, em diferentes estradas da província de Nampula.
São apontadas como sendo as principais causas da desgraça o excesso de velocidade e a inobservância das regras elementares de trânsito. Os sinistros, do tipo despiste e capotamento, foram registados no distrito de Monapo e na cidade de Nampula.
Em Monapo, segundo dados fornecidos pela Polícia da República de Moçambique (PRM), houve dois acidentes, sendo um no posto administrativo de Nétia, o qual ceifou quatro vidas, e outro em Itoculo, onde uma pessoa também morreu.
Para além das vítimas humanas, houve danos materiais avultados. Em Nétia, o acidente envolveu uma viatura destinada ao transporte semi-colectivo de passageiros e um carro ligeiro. O “chapa” ficou totalmente destruído.
Zacarias Nacute, porta-voz do Comando Provincial da PRM em Nampula, disse que as vítimas encontraram a morte nos locais dos incidentes. Os feridos foram socorridos para o Hospital Central de Nampula, onde alguns ainda se encontram internados.
O agente da Lei e Ordem não se pronunciou sobre o paradeiro dos automobilistas que protagonizaram tais acidentes, o que deixa dúvidas sobre a responsabilização dos mesmos.