O Ferroviário de Maputo estreou-se com uma vitória por 69 a 64 sobre o USIU do Quénia na 21ª edição da Taça dos clubes campeões femininos em basquetebol que iniciou nesta sexta-feira(27) na capital angolana. As campeãs em título, e equipa do Interclube de Angola, também venceram na primeira jornada da prova que decorre até ao próximo dia 6 de Dezembro.
As locomotivas procuram reconquistar um título que Moçambique já foi detentor – através das equipas da Liga Muçulmana(2012), Desportivo de Maputo(2007 e 2008) e da Académica de Maputo (2001) – , porém as favoritas são bicampeãs do Interclube e o 1º de Agosto também de Angola (onde joga a moçambicana Leia Dongue, a senegalesa Maimouna Diarra e metade da selecção angolana de basquetebol).
Também candidata ao título é a equipa do First Bank da Nigéria, que venceu a prova em 2009, e para esta edição contratou Aya Traore, a MVP do último Campeonato Africano, e ainda a nigeriana Nkechi Akashili.
Resultados das partidas disputadas nesta sexta-feira:
Desportivo do Maculusso (Angola) 67-61 Berco Stars (Burundi)
Interclube de Angola 56-44 INSS da R.D. Congo
Ferroviário Maputo (Moçambique) 69-64 UNIU (Quénia)
A primeira jornada só ficará concluída neste sábado(28) devido a chegada tardia das equipas do INJS (Camarões) e do First Bank (Nigéria).
A prova está a ser disputada em dois grupos na primeira fase, no sistema todos contra todos a uma volta, apurando-se os quatro melhores para os quartos-de-final.
No Grupo A estão as equipas do Maculusso (Angola), INJS (Camarões), Primeiro de Agosto (Angola), Dolphins (Nigéria), Berco Stars (Burundi) e Radi (República Democrática do Congo).
Já no Grupo B, além do Ferroviário de Maputo, estão as equipas do Interclube (Angola), KCCA (Uganda), First Bank (Nigéria), INSS (República Democrática do Congo) e USIU (Quénia).