A semana finda, as rodovias moçambicanas não fugiram à regra, tendo sido sangrentas e mortíferas. Os acidentes de viação mataram 29 pessoas, entre 14 e 20 de Novembro corrente, contra 32 em igual período do ano passado, e feriram com gravidade outras 16, para além de 42 ligeiros.
Na semana em que as autoridades policiais de trânsito registaram um total de 31 sinistros rodoviários em virtude do excesso de velocidade, da condução em estado de embriaguez e das manobras irregulares e perigosas, factos que culminaram com atropelamentos, choques entre carros, despistes e capotamento e danos materiais avultados, foram fiscalizadas 40.725 veículos, apreendidas 249 cartas de condução, 91 viaturas, 54 livretes e milhares de multas impostas.
Os acidentes em causa ocorreram das 12h00 às 15h00 e deste período às 18h00, sobretudo na Avenida de Moçambique, na cidade de Maputo, e noutros pontos ao longo da Estrada Nacional número um (EN1), disse Inácio Dina, porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), à Imprensa.