Pelo menos 14 pessoas morreram e outras 27 foram resgatadas por autoridades turcas após o barco em que estavam naufragar a caminho da ilha grega de Lesbos, segundo reportagem da agência de notícias Dogan nesta quarta-feira.
Dezenas de milhares de imigrantes têm realizado a perigosa travessia da Turquia para a Europa nos últimos meses, muitos fugindo dos conflitos no Oriente Médio. O início do inverno teve pouco impacto na contenção do fluxo de imigrantes até o momento. Crianças estão entre os mortos do barco de madeira que naufragou na faixa de 8 quilómetros de água que separa Lesbos da costa Turca, relatou a agência.
A guarda costeira turca não estava imediatamente disponível para comentários.
Líderes europeus e africanos estão agendados para se encontrarem nesta quarta-feira em Malta para discutir sobre a questão migratória, com a União Europeia esperançosa de que as promessas de dinheiro para alguns dos países mais pobres irá desencorajar outras pessoas de fazerem a travessia.
A União Europeia espera uma batalha na cúpula de líderes mundiais na Turquia, no domingo, para ter a crise migratória reconhecida como um problema global e que necessita uma resposta global, disse uma autoridade da UE na terça-feira.