Um homem mascarado matou um professor e um menino e feriu outras duas pessoas em uma escola da Suécia nesta quinta-feira, perfurando-os enquanto caminhava de uma sala de aula a outra, antes de ser morto a tiros pela polícia, disseram autoridades.
A mídia local mostrou o que afirma ser uma foto do agressor com uma espada e vestido com uma capa e um capacete pretos e posando para fotos com estudantes pouco antes do ataque.
“Achamos que era uma brincadeira do Dia das Bruxas ou algo assim, mas não era”, disse uma testemunha ao canal de televisão TV4.
O suspeito, de cerca de 20 anos, morreu mais tarde em um hospital em decorrência dos ferimentos. Ele não tinha ficha criminal e não se conhece o motivo do ataque.
A mídia local informou que as contas de mídia social do suspeito mostram que ele tinha tendências de extrema direita. A polícia chegou minutos após a agressão, seguindo o rastro das manchas de sangue pelos corredores da escola até encontrar o agressor.
O incidente ocorreu na escola Kronan, em Trollhattan, uma cidade industrial de cerca de 50 mil habitantes ao norte de Gotenburgo. A cidade vem sendo afectada pelo desemprego desde o encerramento da montadora Saab, que tinha a sua sede na localidade.
“Este é um dia negro para a Suécia”, disse o primeiro-ministro, Stefan Lofven, num comunicado.