Quase um de cada três habitantes do planeta sofre de desnutrição, segundo o Relatório da Nutrição Mundial 2015, apresentado nesta quarta-feira em Madrid pelas ONG Ação contra a Fome e Save the Children.
O relatório, que foi coordenado pelo Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentícias (IPFRI), assegura que dois triliões de pessoas sofrem de desnutrição no mundo, 1,9 bilhão de adultos têm peso a mais ou são obesos, 794 milhões apresentam deficiências nutricionais e um de cada 12 adultos tem diabetes.
Um total de seis milhões de crianças morreram no planeta em 2013 por causas que podem ser prevenidas, dos quais 3,1 milhões morreram por desnutrição, o que representa 8,5 mil crianças por dia, acrescenta o documento.
O responsável de nutrição de Acção contra a Fome, Antonio Vargas, e o director de Cooperação Internacional de Save the Children, David do Campo, destacaram estes dados durante a apresentação do estudo.
A pesquisa, elaborada com contribuições de mais de 70 autores, analisa a desnutrição em todas suas formas, desde a privação extrema de alimentos até o sobrepeso, a obesidade e o diabetes.