A selecção cabo-verdiana de futebol venceu este domingo, no Cairo (Egipto), a sua similiar da Líbia por 2-1, em jogo a contar para segunda jornada do grupo F da fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2017 que terá lugar no Gabão.
A capital egípcia foi escolhida pela Confederação Africana de Futebol (CAF) para sediar este jogo, uma vez que a situação político-militar prevalecente na Líbia não permite à equipa local jogar em casa.
Depois dos líbios terem desperdiçado uma grande penalidade nos últimos instantes da primeira parte, os “Tubarões Azuis” de Cabo Verde adiantaram-se no marcador aos 56 minutos, porcintermédio do avançado Djaniny.
A selecção líbia voltou a falhar uma grande penalidade, antes de Almaetasm Almosrati, ao minuto 85, fazer o empate.
Contudo, Ryan Mendes, lançado no jogo no decorrer do segundo tempo pelo técnico português Rui Águas, selou o triunfo cabo-verdiano já nos descontos.
Com este resultado, os “Tubarões Azuis” mantêm-se no comando do grupo F, com seis pontos, os mesmos que Marrocos, mas com maior número de golos apontados (cinco).
Na terceira jornada, Cabo Verde recebe, em casa, Marrocos, numa partida que deve realizar-se a 23, 24, 25 ou 26 de Março de 2016.