A Nigéria conquistou neste domingo (30) o 28º Campeonato Africano de Basquetebol sénior masculino ao derrotar na final Angola, os campeões em título, por 64 a 75 pontos. É o primeiro título continental para os nigerianos que vão representar o nosso continente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
Depois das fracas prestações dos angolanos, que começaram por se assustarem na estreia diante de Moçambique, até não entraram mal para a final na arena de Tunis, marcando primeiro e criando uma pequena vantagem. A Nigéria não se intimidou e empatou a partida perto do término do 1º período. Mas os ainda campeões pareciam ter-se resguardado para esta final e venceram por 13 a 10 pontos.
Bem organizados a defender e melhor a atacar, os nigerianos voltaram a igualar o placar e deram a volta ao marcador. Carlos Morais, com um triplo, ainda tentou repor a vantagem mas Chamberlain Oguchi respondeu, garantindo a vitória ao intervalo para a Nigéria por 24 a 37 pontos.
Depois do descanso os angolanos não voltaram à campeão e, apesar de tentaram defender melhor, os nigerianos, bem mais equipa, encontravam sempre espaços e aumentavam a vantagem, fosse no jogo interior ou mesmo da linha de lances livres. Duas “bombas” de Ndoniema ainda deram algum alento, mas Ogide respondeu com outro triplo e, no término do 3º período, a vantagem da Nigéria era já de 15 pontos.
Bráulio Morais acertou outra “bomba” mas Gbinije respondeu com outra. Angola melhorou o seu basquetebol e acertou mais lançamentos no garrafão, mas os jovens nigerianos, têm uma média de idade de 27 anos, geriam bem a vantagem que chegou aos 17 pontos. A jogarem mais com o coração, Moreira, Mingas e Carlos Morais tentavam dar luta mas a final já estava perdida.
Mais de uma década depois, a Nigéria vingou-se das finais de 1999 e 2003, perdidas diante Angola. Chamberlain Oguchi, que nesta final somou 19 pontos na sua conta pessoal, foi nomeado para o cinco ideal do torneio ao lado do seu compatriota Al Farouq Aminu, que encestou 11 pontos e do angolano Carlos Morais, do senegalês Gorgui Dieng e do tunisino Makram Ben Rhoumdane.
Chamberlain Oguchi foi eleito também o jogador mais valioso do Afrobasket 2015.
A selecção de Moçambique, que venceu a Costa do Marfim na sexta-feira,(28), não foi para além da 11ª posição final (o objectivo era melhorar esse lugar que foi o mesmo do Afrobasket de 2013) com duas vitórias e três derrotas, e recebeu o troféu de selecção Fair Play do torneio.