O nível dos mares subiu uma média de 8 centímetros desde 1992 como resultado do aquecimento das águas e o derretimento de gelo, afirmou um grupo de cientistas da Nasa nesta quarta-feira. Em 2013, um painel da Organização das Nações Unidas previu que o nível dos mares subiria de 30 a 90 centímetros até o fim do século.
A nova pesquisa mostra que a elevação dos mares ficará provavelmente no limite mais alto dessa projecção, disse o geofísico da Universidade do Colorado, Steve Nerem.
A elevação dos níveis dos mares está sendo mais rápida do que há 50 anos e “é muito provável que piore no futuro”, afirmou ele. As mudanças não são uniformes. Algumas áreas mostraram uma elevação do nível do mar de mais de 25 centímetros, e em outras regiões, tais como a costa oeste dos Estados Unidos da América, o nível do mar na verdade caiu, de acordo com análises de 23 anos de dados colectados por satélite.
Os cientistas acreditam que correntes oceânicas e ciclos naturais estão compensando temporariamente um aumento no nível do oceano Pacífico, e a costa oeste norte-americana pode observar uma significativa escalada no nível do mar nos próximos 20 anos.
“As pessoas precisam entender que o planeta não está somente mudando, já mudou”, disse o cientista da Nasa, Tom Wagner, a jornalistas em tele-conferência.