Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Afrobasket masculino: Moçambique vence Marrocos e vai enfrentar a Nigéria

Afrobasket masculino: Moçambique vence Marrocos e vai enfrentar a Nigéria

Pio Matos agigantou-se – coadjuvado pelo irmão Augusto, por David Canivete e Custódio Muchate -, e comandou Moçambique para a sua primeira vitória no Campeonato das Nações que decorre na Tunísia. A nossa selecção, que derrotou o Marrocos por 85 a 82 pontos, vai agora enfrentar a Nigéria nos oitavos-de-final.

No jogo do tudo ou nada para ambas as selecções, marcaram primeiro os marroquinos mas Octávio Magoliço empatou. O Marrocos tentou criar vantagem. Todavia, David Canivete reduziu e fez a cambalhota no placar.

Depois os marroquinos voltaram para a frente do marcador e, com o seu maior porte físico, conseguiram impor-se vencendo o 1º período por 29 a 19.

O 2º período começou com uma “bomba” de Najah, mas os manos Matos, ponto a ponto, reduziram e não deixavam a vantagem dilatar. O jovem Baggio Chimondzo com outra “bomba” colocou a diferença em sete pontos, David Canivete somou mais dois pontos e Baggio anotou outros dois deixando a desvantagem em apenas três pontos.

Os marroquinos não deram trégua e voltaram adiantar-se até que Custódio Muchate acertou um triplo e Baggio Chimondzo, na linha de lances livres, reduziu para dois pontos a desvantagem. Mas o jogo era decisivo também para o Marrocos, que voltou a marcar e saiu para o intervalo a vencer por 50 a 42.

David Canivete abriu o placar no 3º período, e o Marrocos não vacilou e continuou a comandar o marcador enquanto Augusto Matos procurava acertar a pontaria nos lançamentos triplos. Com pouco mais de cinco minutos por jogar caiu o primeiro. Os marroquinos começavam a tremer o Pio Matos somava mais dois pontos na linha de lances livres.

Marrocos fez descansar alguns jogadores-chave e David Canivete aproveitou para reduzir para 60 a 58 antes do 4º período.

Augusto Matos deu o tom, convertendo um de dois lances livres, e o mano Pio colocou Moçambique em vantagem no marcador. Augusto Matos somou mais dois pontos mas Choua manteve a vantagem curta.

Harras fez nova cambalhota no placar mas Augusto voltou a dar vantagem a Moçambique. Esteve mais seguro o mais crescido dos irmãos Matos que converteu 17 pontos em toda a partida. El Makssoud empatou, na linha de lances livres, mas Helton Ubisse recolocou a nossa selecção no comando.

Os marroquinos já erravam muitos lançamentos. Souita só conseguiu marcar um de dois lançamentos livres, e na resposta David Canivete aumentou a vantagem moçambicana. Choua tentou dar luta, mas Helton Ubisse, com mais dois pontos, manteve a vantagem de três pontos.

Em um minuto Zouita e S.Kourodu colocaram os marroquinos novamente em vantagem. Inaki Garcia pediu desconto de tempo e deve ter dito que além de evitar a Tunísia nos “oitavos” era preciso vencer em memória de Júlio Chirindza.

Custódio Muchate reduziu e uma “bomba” de Pio Matos deixou o resultado em 78 a 76, faltava pouco mais de um minuto para o final. David Canivete ganhou uma falta e converteu os dois lançamentos empatando o jogo. Foram 16 os pontos que somou no jogo.

O pequeno Pio Matos agigantou-se e acertou outro triplo. Depois foi a vez de Augusto Matos roubar uma falta e converter os dois lançamentos. Marrocos ainda reduziu, mas Pio, na linha de lances livres, voltou a estar impecável, tendo somado 23 pontos na sua conta pessoal.

Com o cronómetro a estourar, Zouita ainda converteu dois pontos mas não chegaram para impedir a primeira vitória da nossa selecção que se classifica-se na 3ª posição do grupo B e, na quarta-feira (26), defronta a Nigéria por um lugar nos quartos-de-final.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!