Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Afrobasket masculino: Moçambique volta a perder e vai disputar terceiro lugar com o Marrocos

Afrobasket masculino: Moçambique volta a perder e vai disputar terceiro lugar com o Marrocos

A selecção nacional de basquetebol sénior masculino voltou a perder no 28º Campeonato das Nações que decorre na Tunísia. Com esta derrota diante do Senegal, por 86 a 76, Moçambique é o último classificado do grupo B, a par do Marrocos, com quem disputará nesta segunda, a partir das 17 horas, a última partida da 1ª fase deste Afrobasket.

Depois de surpreender os angolanos na estreia esperava-se que a nossa selecção entrasse bem para o jogo deste sábado (22) mas os senegaleses, com maior capacidade atlética, não deram a mínima hipótese. Inauguraram o marcador e chegaram a fazer 0 a 10.

Moçambique marcou mas não conseguiu equilibrar a partida e defendia mal chegando a estar a perder por 4 a 22, ainda antes do término do 1º período.

Talvez afectados pelo falecimento na sexta-feira (21) do membro da comissão técnica, João Chirindza, num hospital da Tunísia, os jogadores moçambicanos não conseguiram colocar o seu basquetebol na quadra e, apesar de darem réplica, perderam o 1º período por 16 a 27.

Um pouco melhor a nossa selecção esteve no 2º período conseguindo reduzir a desvantagem para apenas 1 ponto. Mas Badji e Mendy brilharam e voltaram a alcançar uma vantagem a favor do Senegal que era de 33 a 43 no intervalo.

Pio Matos voltou a ser fundamental na organização do jogo moçambicano, com cinco assistências e quatro ressaltos, mas nesta partida, junto ao seu irmão Augusto, assumiu também a responsabilidade de marcar pontos: foram 18 em todo o jogo.

Para o derradeiro período Moçambique entrou a perder 57 a 64. Octávio Magoliço e Helton Ubisse até reduziram a desvantagem para cinco pontos mas então brilhou o poste Gorgui Dieng a defender, fazendo 18 ressaltos, e a atacar marcando sozinho 28, registando ainda sete assistências.

Moçambique vai disputar terceiro lugar com o Marrocos

Ainda a contar para o grupo B, Angola voltou a ser surpreendida e esteve na iminência de ser derrotada pela selecção do Marrocos, vencendo a partida por apenas um ponto de diferença, 68 a 67.

Os campeões em título estiveram a perder durante quase toda a partida e só a três minutos do fim o base Armando Costa igualou o marcador com um triplo.

Com a vitória, os angolanos somaram o quarto ponto, os mesmos que o Senegal, o seu adversário da última jornada da fase de grupos na segunda-feira (24), enquanto os marroquinos, que têm os mesmos dois pontos de Moçambique, defrontam a nossa selecção para a definição do terceiro lugar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!