Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola: Costa do Sol perde em casa e vê a Liga aproximar-se após derrota do Maxaquene no dérbi com os alvinegros

Moçambola: Costa do Sol perde em casa e vê a Liga aproximar-se após derrota do Maxaquene no dérbi com os alvinegros

O líder do Campeonato Nacional de futebol foi derrotado em casa neste domingo pelo Ferroviário da Beira. Se por um lado o Costa do Sol beneficiou da derrota do Maxaquene, no dérbi contra o Desportivo de Maputo, está agora a ser perseguido pelos bicampeões que nesta 20ª jornada receberam e venceram o representante de Inhambane. A seis jornadas do término, está renhida a luta pelo título do Moçambola.

No relvado dos canarinhos, os locomotivas do Chiveve adiantaram-se no marcador, ainda decorria o minuto 2 quando, Gildo, do meio da rua, rematou forte para bater o guarda-redes César.

A equipa de Nelson Santos, que não vence há duas partidas, só conseguiu reagir à passagem do minuto 13. Depois de uma triangulação com Ussama, Parkim cruzou para a pequena área onde estava Jojó que, sem marcação, rematou,mas a bola passou ao lado e perdeu uma flagrante oportunidade para restabelecer a igualdade.

O Ferroviário da Beira optou por baixar as linhas com o intuito de explorar a mobilidade dos seus homens mais adiantados; todavia, Dário Khan e companhia chegavam para parar as investidas dos “beirenses”.

No minuto 36, com dois colegas em boa posição para visar a baliza de Willard, Jojó optou por um remate rasteiro que permitiu uma intervenção segura do guarda-redes locomotiva.

Depois do descanso o Costa do Sol continuava a ser a única equipa à procura do golo, mas apesar de controlar o jogo faltavam ideias para ultrapassar a muralha defensiva do Ferroviário da Beira que, em contra ataque, podia ter dilatado a vantagem. Gildo subiu pela flanco direito e cruzou para a grande área onde Ricardo desviou para a baliza, mas Chimango evitou o golo.

Na resposta dos canarinhos, Parkim, dentro da grande área, rematou, mas o esférico passou ao lado da baliza de Willard.

Aos 71 minutos, João Mazive, perto da linha divisória, cruzou para a grande área e Lineker, no meio de dois contrários, cabeceou para uma intervenção monstruosa do guarda-redes locomotiva.

No último quarto de hora do embate, o Ferroviário da Beira apelou para o antijogo com o intuito de quebrar o ritmo do jogo do seu adversário e fazer o tempo passar. Já em tempo de compensação, Lineker apareceu isolado mas apenas com o guarda-redes Willard pela frente não conseguiu fazer o empate.

Com esta vitória os locomotivas do Chiveve, embora tenham subido apenas uma posição na tabela classificativa, encurtaram a distância em relação ao líder, estando a apenas cinco pontos do Costa do Sol.

Tricolores derrotados no dérbi

No dérbi entre vizinhos, que noutras épocas decidia o Campeonato, saíram vitoriosos os alvinegros que lutam para não descer de divisão. Em dois minutos Lalá e Carlitos marcaram os golos da vitória do Desportivo de Maputo e Butana anotou o tento de honra do Maxaquene.

Com esta vitória, a terceira consecutiva da equipa de Dário Monteiro, os alvinegros saltaram da 11ª para a 7ª posição na classificação; contudo, ainda não garantiram a sua permanência no Moçambola, como matematicamente nenhuma equipa o garantiu.

A equipa de Chiquinho Conde caiu da 2ª posição e foi ultrapassada pela Liga Desportiva de Maputo e pelo Ferroviário de Maputo.

Os bicampeões nacionais receberam e venceram a ENH FC, com um golo solitário de Momed Hadji, e assumiram a posição que era ocupada pelos tricolores com menos dois pontos apenas.

O Maxaquene está na terceira posição com os mesmo pontos que os locomotivas de Maputo que venceram no sábado, na partida que abriu a 20ª jornada, o 1º de Maio de Quelimane na capital da Zambézia por 3 a 1.

Eis os resultados da 20ª jornada:

1º de Maio de Quelimane 1 – 3 Ferroviário de Maputo

Desportivo de Maputo 2 – 1 Maxaquene

Costa do Sol 0 – 1 Ferroviário da Beira

HCB de Songo 2 – 1 Ferroviário de Nacala

Liga Desportiva de Maputo 1 – 0 ENH FC

Chibuto FC 0 – 0 Ferroviário de Nampula

Desportivo de Nacala 2 – 0 Ferroviário de Quelimane

A classificação está assim reordenada:

CLUBES J V E D BM BS P
Costa do Sol 20 9 5 5 19 10 35
Liga Desportiva de Maputo 20 9 6 5 21 9 33
Ferroviário de Maputo 20 8 7 5 24 14 31
Maxaquene 20 9 4 7 16 13 31
HCB do Songo 20 8 6 6 16 11 30
Ferroviário da Beira 20 9 5 8 18 17 30
Grupo Desportivo Maputo 20 7 6 7 14 16 27
ENH FC 20 7 6 7 16 20 27
Ferroviário de Nacala 20 7 5 8 13 12 26
10º Ferroviário de Nampula 20 6 7 7 12 15 25
11º 1º de Maio de Quelimane 20 5 10 5 13 15 25
12º Chibuto FC 20 5 8 7 16 13 23
13º Desportivo de Nacala 20 5 7 8 11 20 23
14º Ferroviário de Quelimane 20 2 6 12 6 27 12

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!