Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

AfroBasket masculino: Moçambique quase surpreendeu Angola na estreia

AfroBasket masculino: Moçambique quase surpreendeu Angola na estreia

Moçambique estreou-se nesta quinta-feira (20) no 28º Campeonato Africano das Nações de Basquetebol sénior masculino, que decorre na Tunísia, com uma vitória sobre Angola nos primeiros dois períodos do jogo. Depois os campeões puxaram dos galões e venceram a partida, do grupo B, por 84 a 72.

Augusto Matos inaugurou o placar em Rades. A defender bem, a selecção moçambicana chegou aos 9 a 0, graças a um triplo do mais velho dos irmãos Matos na quadra.

Angola tentou reagir mas subestimou claramente a nossa selecção que saía a jogar com segurança, comandada por Pio Matos, e esteve em vantagem de 11 pontos, que foi reduzida no término do primeiro período para 9 pontos.

Moçambique voltou a entrar bem no 2º período. Octávio Magoliço fez os dois primeiros pontos e Helton Ubisse ajudava a manter a vantagem confortável.

Os angolanos pareciam desnorteados e a nossa selecção, que jogava em conjunto e bem organizada, aumentava o placar que chegou a 26 a 41; porém, a selecção 11 vezes campeã africana reduziu e saiu para o intervalo a perder por 11 pontos.

Depois do descanso a selecção de Angola voltou transfigurada, a jogar mais em equipa, marcando primeiro e reduzindo a desvantagem para quatro pontos.

Helton Ubisse somou mais dois para Moçambique, mas os angolanos puxaram dos “galões” e as suas estrelas começaram a brilhar. Duas “bombas” de Carlos Morais deram a volta ao marcador e Angola venceu o 3º período por 61 a 57.

No último período começaram a faltar forças aos moçambicanos, para dar réplica aos campeões que começaram a mostrar que estão na Tunísia para revalidar o seu título.

Para a história fica a derrota de Moçambique, por 84 a 72, diante do actual detentor do troféu, Angola é a selecção que mais vezes venceu a prova, com 11 títulos conquistados, seguida do Senegal e do Egipto, ambas com cinco.

A nossa selecção, cujo objectivo é melhorar o 11º lugar da edição anterior, volta a jogar no sábado (22), contra o Senegal, e termina a primeira fase diante do Marrocos, no dia 24 de Agosto.

Outros resultados

A anteceder esta partida a selecção de Cabo Verde estreou-se com uma vitória por 76 a 56 frente à Costa do Marfim, num jogo que controlou do princípio ao fim.

Jeff Xavier, com 19 pontos, David Coronel (15), e Mário Correia (14), foram os marcadores de serviço da selecção cabo-verdiana.

No jogo da estreia, disputado quarta-feira, 19, o Egipto venceu o Gabão por 96 a 49, para o Grupo “A” e, no segundo jogo, a Nigéria derrotou a República Centro-Africana por 88 a 63, este referente ao Grupo “ A”, que também registou a vitória da selecção anfitriã, a Tunísia, sobre o Uganda, por 77 a 55.

Para o Grupo “ C”, o Mali, outrora grande potência africana, foi batido pelos Camarões por 70 a 56.

O vencedor do Afrobasket, que está a decorrer até 30 de Agosto, apura-se directamente para os Jogos Olímpicos de 2016, que se realizam no Rio de Janeiro, enquanto os segundos, terceiro e quarto classificados ganham direito a participar num torneio pré-olímpico de qualificação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!