Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Criança francesa que nasceu sem mão recebe prótese feita com impressora 3D

Uma criança francesa de seis anos que nasceu sem a mão direita tornou-se nesta segunda-feira a primeira pessoa na França a utilizar uma prótese feita com uma impressora 3D, a um custo de apenas algumas dezenas de euros.

Maxence receberá a mão ortopédica, fabricada na oficina parisiense do empresário de tecnologia Thierry Oquidam com um tipo de plástico semelhante ao utilizado nos brinquedos Lego. A prótese não custará nada aos seus pais, que foram seleccionados através de uma rede filantrópica de origem americana, Enabling the Future.

“Na realidade não é absolutamente uma prótese médica, já que não tem nada a ver com as tecnologias das últimas próteses eléctricas, mas uma prótese unicamente mecânica que funciona” com a parte móvel do braço, onde é acoplada com um velcro, explicou Virginie Contegal, a mãe de Maxence, em entrevista à emissora “France Info”.

Esses movimentos permitirão abrir e fechar a mão artificial, cujas cores foram escolhidas pela próprio criança, que vive na cidade de Cessieu, no departamento de Isère, que, ao ser perguntada pela “BFM TV” sobre que espera fazer com ela, respondeu – um pouco tímido: “vou brincar”.

Maxence não poderá realizar gestos complexos, como os imprescindíveis para amarrar os atacadores dos sapatos, mas poderá abrir e fechar os dedos. Oquidam, por sua vez, contou que já fabricou quatro mãos para outras pessoas na Inglaterra e na Bélgica.

A impressora 3D (uma Prusa 13) foi comprada em meados deste ano por 500 euros, e a produção de uma prótese deste tipo custa entre 50 e 200 euros.

Assim, destacou o fabricante, “são aparatos que podem quebrar e ser reparados. É perfeito para crianças, porque não há problemas para substituí-las conforme elas crescem ou caso quebrem. Para chegar até o produto final, ele primeiro baixou gratuitamente pela internet o modelo escolhido e depois imprimiu as peças, camada por camada, em um processo que dura cerca de 24 horas. Em seguida é preciso ajustá-las com parafusos e montar o resto do mecanismo, que também utiliza borrachas e fios, uma fase que dura de três a quatro horas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!