Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cidadão expulsa esposa e dez filhos de casa em Mocuba

Um cidadão identificado pelo nome de Agostinho Setimane expulsou os seus 10 filhos, dos quais sete menores de idade, e a sua esposa, no último sábado (08), no povoado do Bive, em Mocuba (Zambézia), alegadamente porque já não lhes quer na sua residência. É a segunda vez que tal situação acontece e a sua consorte, que responde pelo nome de Helena Daniel, queixou-se ao Gabinete de Atendimento à Mulher e Criança Vítimas de Violência Doméstica mas nada de concreto foi feito.

A senhora e os seus descendentes encontra-se, neste momento, hospedados na casa de um familiar. O rosto de Helena Daniel revela marcas de uma vítima de machismo e opressão masculina, um problema bastante frequente em Mocuba.

Com características tipicamente rurais, o povoado do Bive vai de mal ao pior no que respeita à provisão de infra-estruturas e é parte do território moçambicano onde as mulheres têm pouco acesso à instrução formal.

O Gabinete de Atendimento à Mulher e Criança Vítimas de Violência Doméstica estima que cerca de 90% dos casos dirimidos naquela instâncias são de gente proveniente daquela circunscrição geográfica.

Helena, uma mulher sofrida e açoitada pela pobreza, contou que sempre que Agostinho Setimane ingere bebidas alcoólicas a sua família é vítima de injúrias, injustiças e pancadaria. Nos dias em que ela fica desprovido de dinheiro alguns bens são penhorados supostamente porque ele é o dono de tudo.

A par do que acontece em muitos lares, a mulher a que nos referimos suporta os maus-tratos na espectativa de que o esposo se transforme numa pessoa de bem. Mas, de acordo com ela, nada disso acontece. A sua relação tem sido um calvário e os filhos também já aguentam esse clima.

O @Verdade encontrou Helena na fila do Gabinete de Atendimento à Mulher e Criança Vítimas de Violência Doméstica em Mocuba, onde ela pretendia, mais uma vez, queixar-se das humilhações e do mau comportamento do seu cônjuge, bem como do facto de Agostinho, desempegado, ter expulso os seus dependentes de casa.

“No mês de Junho submeti uma outra queixa e onde as autoridades aconselharam o meu marido a mudar de comportamento. Ele prometeu melhorar mas bate-me e ainda expulsa-me de casa com 10 filhos. Para onde vou levar os meus filhos?”, quis saber a senhora.

Segundo João Amisse, responsável pelo gabinete acima referido, desta vez Agostinho foi intimado com vista a ser submetido a exames médicos para se apurar se padece ou não de algum distúrbio mental. O nosso entrevistado reconheceu que o povoado do Bive é que lidera, em Mocuba, as queixas relacionadas com a violência doméstica envolvendo também os filhos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!