Um poderoso camião bomba explodiu no centro de Cabul, capital do Afeganistão, na madrugada de sexta-feira (horário local), matou oito pessoas e deixou mais de 100 feridos, disseram policiais e funcionários do Ministério da Saúde.
“Um camião bomba foi detonado perto de um complexo do Exército”, disse o chefe da polícia de Cabul, Abdul Rahman Rahimi. Pelo menos oito corpos foram contabilizados pela polícia, afirmou Rahimi, enquanto que 128 pessoas ficaram feridas na explosão.
Dezenas de vítimas ficaram feridas por detritos e vidros quebrados na área densamente povoada. Carros estacionados em ruas próximas foram danificados num raio de pelo menos 100 metros, disse uma testemunha da Reuters.
Foi uma rara explosão forte numa cidade que é frequentemente alvo do Taliban e outros militantes que procuram desestabilizar o governo afegão. A capital afegã é fortemente vigiada pelo Exército e a polícia.
Enquanto que bombas ou ataques suicidas tornaram-se uma ocorrência semanal, camiões bomba raramente entram nos arredores da cidade. Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo ataque, que reverberou pelo centro da capital e atingiu casas e lojas.
Uma fonte de segurança ocidental afirmou que o alvo era, provavelmente, um complexo utilizado pelas forças de inteligência afegãs na área e que até 15 pessoas foram mortas na explosão.
Um funcionário do Hospital de Emergência em Cabul disse que o local foi inundado com pacientes, incluindo muitas mulheres e crianças. A maioria chegava a pé, disse a fonte, e estava sendo tratada por ferimentos superficiais. Médicos já começaram a operar os casos mais graves.