A húngara Katinka Hosszu confirmou a sua condição de melhor nadadora de todas as modalidades quebrando o recorde mundial nos 200 metros mistos individual nesta segunda-feira, no Campeonato Mundial de Natação que decorre na Rússia.
Num dia no qual outros dois recordes mundiais caíram – nos 100 metros mariposa graças à sueca Sarah Sjostrom e nos 1.500 metros livre por conta da norte-americana Katie Ledecky – , Hosszu, eleita a Nadadora do Ano em 2014, levou o ouro em 2min6seg12.
A atleta de 26 anos tirou 0,03 seg da marca anterior, estabelecida pela norte-americana Ariana Kukors no Mundial de 2009. A japonesa Kanako Watanabe ficou com a prata, 2seg33 atrás de Hosszu, e a britânica O’Connor levou o bronze.
“Obviamente o recorde estava na minha cabeça, era o meu objectivo”, disse Hosszu aos repórteres. “Foi simplesmente perfeito.”
Sueca soma dois recordes em 24 horas
Sarah Sjostrom cravou o seu segundo recorde mundial em 24 horas vencendo fácil os 100 metros mariposa. O seu tempo de 55seg64 foi melhor que a sua marca anterior de 55seg74, obtida na semifinal de domingo, quando tornou-se na segunda mulher da história a fazer a prova em menos de 56 segundos.
“Estou realmente feliz por ter conseguido me mostrar, mostrar que consigo nadar rápido mesmo com toda aquela pressão”, declarou.