Um marroquino morreu sufocado enquanto era levado às escondidas para a Espanha dentro de uma mala colocada no bagageiro de um carro, informou o governo espanhol nesta segunda-feira.
O homem de 27 anos, cujo nome não foi divulgado, foi encontrado morto depois que o carro chegou ao porto de Almería numa balsa vinda de Melilla, enclave espanhol no norte da África. O proprietário do veículo, irmão do morto, foi preso por assassinato, disse um porta-voz governamental da cidade.
O irmão alertou sobre a situação do parente escondido quando a balsa aportou na Espanha, mas os serviços de emergência não conseguiram ressuscitá-lo.
O Mar Mediterrâneo tornou-se o obstáculo mais mortífero do mundo para migrantes e refugiados – acredita-se que 3.500 deles morreram no mar no ano passado, e quase 2 mil este ano até o momento. Muitos fogem da pobreza e da violência do Oriente Médio e da África.
No domingo a Grã-Bretanha e a França exortaram os países da União Europeia a ajudá-los a lidar com uma crise crescente no norte francês causada pelos milhares de migrantes que tentam realizar travessias ilegais e perigosas rumo ao solo britânico pelo Canal da Mancha.