A cidade chinesa de Pequim foi eleita nesta sexta-feira a sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, superando Almaty, no Cazaquistão, numa votação do Comité Olímpico Internacional (COI), tornando-se a primeira cidade do mundo a receber tanto os Jogos de Inverno como de Verão.
A capital chinesa confirmou o seu favoritismo e venceu a disputa apenas sete anos após ter realizado os Jogos Olímpicos tradicionais em 2008.
Apesar de certas reservas a respeito da candidatura chinesa, dividida entre a capital e áreas de montanha em Zhangjiakou e Yanqing que vão depender quase que exclusivamente de neve artificial, Pequim conseguiu a vitória na eleição realizada na capital da Malásia.
O COI optou por uma escolha segura depois que quatro das seis concorrentes iniciais – incluindo Estocolmo e Oslo, tradicionais sedes de eventos desportivos de inverno- – desistiram das suas campanhas devido à falta de apoio local ou por problemas financeiros.
O COI também não se abalou com pedidos de grupos de direitos humanos para que não levasse um evento olímpico outra vez para Pequim. Críticos dizem que não houve avanços a esse respeito desde os Jogos de 2008.