O Maxaquene, com Chiquinho Conde de volta ao banco técnico, recebe no domingo (02), o Costa do Sol, em partida da 17ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol. Os dois emblemas estão separados por três pontos na tabela classificativa com vantagem para os canarinhos. O pontapé de saída da ronda será dado no sábado (01) com o confronto entre o ENH FC e o Ferroviário de Maputo.
O Costa do Sol, que soma triunfos nas três partidas realizadas na segunda volta da fina-flor do futebol moçambicano, vai procurar, este domingo (02), consolidar a liderança do Moçambola. Os canarinhos terão pela frente um adversário que ainda não sabe o que é vencer nesta segunda metade do Campeonato Nacional de Futebol.
Por seu turno, o Maxaquene, depois de duas partidas em que esteve castigado, vai contar com o seu treinador, Chiquinho Conde, no banco de suplentes, visto que o Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol levantou a suspensão preventiva por não ter sido aprovada, em sede de inquérito, a agressão contra o quarto árbitro, Amisse Abacar, da partida da 14ª jornada frente ao Ferroviário de Nacala. Em caso de vitória a formação do regressado Chiquinho Conde retorna à liderança; porém, com os mesmos pontos do Costa do Sol que, à entrada desta ronda, lidera isoladamente a competição com um total de 31 pontos.
O confronto entre os tricolores e canarinhos será ajuizado por Mário Tembe que terá como auxiliares Júlio Mugabe e Domingos Machava, enquanto Paulo Buque vai desempenhar a função de quarto árbitro.
Bi-campeão nacional recebe o aflito Desportivo de Maputo
Ainda na jornada 17, o bicampeão nacional, Liga Desportiva, vai medir forças com o aflito Desportivo de Maputo que, mais uma vez, está obrigado a vencer para fugir dos lugares que o remetem aos campeonatos provinciais de 2016. O conjunto do ainda castigado Litos Carvalha, assim como o Maxaquene, ainda não venceu nesta segunda volta.
Por seu turno, o Ferroviário de Nacala recebe, no campo da Bela Vista, o seu homónimo da Beira que está fazer uma campanha aquém das expectativas. A outra locomotiva, a de Nampula, defronta o HCB de Songo que vem de um triunfo moralizador ante a Liga Desportiva.
No Estádio Municipal de Chibuto, o clube local recebe o Desportivo de Nacala naquele que, diga-se, será um embate entre os aflitos, enquanto o 1º de Maio vai medir forças com o Ferroviário, também de Quelimane. O embate entre o ENH de Vilanculo, por sinal o único a ser realizado no sábado (01), vai dar o pontapé de saída da 17ª jornada.
Eis os jogos da 17ª jornada:
Sábado (01), no Estádio Municipal de Vilanculos – ENH FC X Ferroviário de Maputo
Sábado (01), no Campo da Liga Desportiva – Liga Desportiva X Desportivo de Maputo
Domingo (02), no Campo da Bela Vista – Ferroviário de Nacala X Ferroviário da Beira
Domingo (02), no Campo do Ferroviário de Quelimane – Ferroviário de Quelimane X 1º de Maio de Quelimane
Domingo (02), no Estádio Municipal de Nampula – Ferroviário de Nampula X HCB de Songo
Domingo (02), no Campo do Grupo Afrin – Maxaquene X Costa do Sol
Domingo (02), no Estádio Municipal de Chibuto – Chibuto FC X Desportivo de Nacala