A seleção da Espanha finalizou em terceiro lugar da Taça das Confederações, este domingo em Rustenburgo, ao impor-se à anfitriã África do Sul por 3-2 no prolongamento, depois do empate de 2×2 nos 90 minutos regulamentares, ficando assim com a medalha de bronze.
Dois golos do atacante sul-africano Katlego Mphela (73, 90+3) e outros do espanhol Daniel Güiza (88, 89), nos dois minutos fatais para os Bafana Bafana, levaram a partida ao prolongamento.
Foi quando apareceu Xabi Alonso, com um remate na marcação de um livre aos 107 minutos, levando a Furia a conquista do bronze.
Foi um jogo morno e jogado a passo de camaleão, sõ aqueceu nos nos cinco minutos finais.
No tempo regulamentar, a África do Sul abriu o marcador aos 22 minutos do segundo tempo, com os adeptos da casa em comemoração, Guiza entrou para lugar de Villa; recebeu cruzamento de Carzola não dando chance de defesa ao guarda redes Khune (42 minutos do segundo tempo). Dois minutos depois, o próprio Guiza virou o marcador para a Espanha.
Quando tudo parecia já decidido, aos 45 minutos, Mphela marcou uma falta para o ângulo de Casillas, levando o jogo para prologamento.