Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente Filipe Nyusi desencoraja êxodo de moçambicanos para África do Sul

O Presidente Filipe Nyusi desencorajou o êxodo de moçambicanos para a África do Sul, observando que o Governo está a trabalhar para garantir o acesso ao emprego e a promoção de auto-emprego para jovens.

Falando num comício em Chitobe, sede do distrito de Machaze, no âmbito da presidência aberta que realiza desde sexta-feira na província de Manica, uma região tradicionalmente fornecedora de mineiros para a África do Sul, Filipe Nyusi disse que o Governo incentiva o aproveitamento da mão-de-obra local para o desenvolvimento do país e apelou à população para apostar no emprego local.

“A juventude daqui quer emprego e nós estamos aqui concentrados para criar oportunidade aos nossos jovens para reduzir [o número de] esses que saltam a fronteira [para África do Sul]”, declarou Filipe Nyusi, lamentando estes movimento migratórios e as situações que os seus concidadãos atravessam no país vizinho.

Os distritos de Chibabava (Sofala) e Machaze (Manica), uma zona pobre e de terras inférteis, são os principais fornecedores de mineiros para a África do Sul e deles chegam e partem semi-colectivos de passageiros com ligação direta a destinos sul-africanos.

A vaga de violência xenófoba na África do Sul em maio, a que o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, atribuiu ao fardo da imigração ilegal naquele país, matou pelo menos três moçambicanos e forçou o repatriamento de outros milhares.

Na sexta-feira, a gigante mundial produtora de platina Lonmin anunciou que poderá despedir até seis mil trabalhadores na África do Sul, incluindo moçambicanos, para fazer face à queda dos preços e ao aumento dos custos de produção. As minas da África do Sul, nas quais trabalham muitos moçambicanos, detêm 80% das reservas mundiais de platina, cujo preço caiu cerca de um terço nos últimos quatro anos.

“Os jovens, se puderem e acharem que vão lá [à África do Sul] e conseguirem emprego, ninguém vai proibir, mas nós queremos criar oportunidade de emprego em Machaze”, declarou Filipe Nyusi, acrescentando que novos investimentos estão a ser atraídos para a região.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!