A Polícia da cidade chinesa de Pequim deteve vários modelos estrangeiros que na quarta-feira passearam pelas ruas da cidade vestidos -ou semi-nus- como os soldados espartanos do filme “300” para promover uma marca de saladas, informa a imprensa local.
Segundo o diário Beijing Youth Daily, os detidos faziam parte de um grupo de uma centena de musculosos modelos masculinos que, unicamente vestidos com calças curtas de couro, sandálias e uma capa, ofereciam saladas aos pedestres nas ruas, centros comerciais e estações de metro da cidade. Imagens destes “espartanos” estenderam-se rapidamente pelas redes sociais chinesas, e pouco depois a Polícia deteve vários deles, acusando-os de alteração da ordem pública.
Não foi divulgado o número exacto de detidos, mas publicaram-se nos diários imagens de pelo menos dois modelos imobilizados pela Polícia na zona de bares de Sanlitun, uma das áreas comerciais mais movimentadas da capital chinesa.
A companhia “Sweetie Salgai” (“doce salada”), organizadora do evento promocional, viu-se obrigada a publicar um comunicado no qual pedia desculpas pela “desordem” e assinalava que os incidentes provaram que a empresa “não tem ainda muita experiência em coordenar eventos públicos”.
A empresa garantiu que tinha decidido vestir os seus modelos como os espartanos do filme para “inspirar as pessoas que devem manter-se em forma e comer saudável”.