Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Homens ao volante mataram 33 pessoas na semana passada em Moçambique

As autoridades policiais registaram pelo menos 33 óbitos, 27 feridos graves e 53 ligeiros, em consequência de 35 acidentes de viação, na sua maioria protagonizados por condutores do sexo masculino, de 11 a 17 de Julho corrente, em diferentes regiões de Moçambique, admitindo-se que haja mais vítimas, cujos casos não chegaram ao conhecimento dos agentes da Lei e Ordem.

O número de mortes tem vindo a subir desde as semanas anteriores à em análise (25 óbitos entre 27 de Junho último e 03 de Julho e outros 32 de 04 a 10 de Julho em curso).

“A Polícia continua preocupada com este problema porque muitas vidas têm sido ceifadas. Trinta e três óbitos em uma semana. Nós consideramos este número excessivamente elevado. O nosso desejo é de que nenhuma pessoa vítima de acidente de viação seja encontrada”, disse Pedro Cossa, porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM).

Onze automobilistas do sexo masculino, com idades que variam entre 32 e 38 anos, envolveram-se em igual número de sinistros rodoviários, o que rebate a tese segundo a qual as condutoras são um perigo constante ao volante.

Segundo Pedro Cossa, outro grupo de cidadãos, com idades compreendidas entre 39 e 45 anos, causaram 11 acidentes, dos quais 10 perpetrados por homens e apenas um por uma mulher. “Os indivíduos do sexo masculino continuam a liderar a lista de maus condutores”.

Um outro grupo de condutores masculinos, com idades que variam entre 25 e 31 anos, cometeu oito desastres. A Polícia disse que no período em análise, “o horário mais triste foi das 09h00 às 12h00, com 11 acidentes de viação”que resultaram “em 10 óbitos”.

Das 18h00 às 21h00 registaram-se 11 mortes em consequência de igual número de acidentes. Das 15h00 às 18h00 houve três óbitos devido a cinco sinistros. Esta desgraça, de acordo com o porta-voz do Comando-Geral da PRM, resultou de 18 atropelamentos, cinco choques entre carros, seis casos de despistes e capotamento e quatro choques carro/motorizada, devido ao excesso de velocidade, à má travessia de peões e à deficiência mecânica de uma certa viatura.

Na mesma semana, foram fiscalizadas 32.179 viaturas, o que resultou na imposição de 5.524 multas por diversas irregularidades, em 141 veículos apreendidos, e em 129 indivíduos autuados por condução em estado de embriaguez elevada. Outros 18 estavam cidadãos caíram nas mãos da Polícia por se fazerem ao volante sem habilitações para o efeito.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!