Pelo menos 36 pessoas morreram e outras 26 estão desaparecidas após o naufrágio de uma embarcação nas águas em frente ao porto de Ormoc, na região central das Filipinas, informou nesta quinta-feira a imprensa local.
Ao todo, 127 pessoas foram resgatadas da embarcação que transportava 173 passageiros e 16 tripulantes, segundo dados do serviço de guarda-costeira citados pela rede de televisão “ABS-CBN”.
O chefe do serviço de Visayas Oriental, o capitão Pedro Tinampay, declarou a outra emissora local que a embarcação não estava sobrecarregada porque tinha capacidade para 178 passageiros.
De acordo com um dos sobreviventes mencionados pela imprensa local, a embarcação estava carregada de centenas de sacos de cimento e arroz. A embarcação MV Kim Nirvana-B seguia rumo à ilha de Camotes, cerca de 40 quilómetros ao sudoeste de Ormoc, quando se deparou com grandes ondas e naufragou a cem metros do porto de partida.
A agência meteorológica das Filipinas, PAGASA, alertou nesta quinta-feira aos pescadores sobre o perigo de sair para trabalhar na região de Visayas Oriental, onde fica Ormoc, devido à tempestade tropical Egay, com muita chuva e ventos de até 45 km/h.
As autoridades continuam com os trabalhos de resgate, embora as condições meteorológicas compliquem as operações, informou a emissora de televisão local “ANC”.
Dezenas de pessoas morrem todos os anos em acidentes marítimos nas Filipinas, a maioria em naufrágios causados pelo mau tempo, por descumprimento das normas de segurança, pela defeituosa manutenção dos equipamentos ou sobrecarga. O acidente mais grave na história da navegação comercial aconteceu nas Filipinas em 1987, quando a embarcação Doña Paz naufragou após colidir com um navio petroleiro e 4.341 pessoas morreram.