A rede social Facebook abriu a sua primeira representação no continente africano, instalando-se em Joanesburgo, na África do Sul, para reforçar o seu compromisso de apoiar as empresas no seu desenvolvimento nos planos locais e regionais, incluindo Moçambique no seu horizonte.
Segundo o vice-presidente da Facebook para a Europa, Médio Oriente e África (EMEA), Nicola Mendelson, citado num comunicado pela agências PANA, a abertura desta primeira representação constitui uma etapa importante para a Facebook e as suas equipas que querem trabalhar em parceria com as empresas que operam no continente.
“África é importante para Facebook, e esta representação constitui um elemento chave da nossa estratégia visando alargar o nosso investimento e a nossa presença na região EMEA. A rede Facebook já é um elemento central na vida das pessoas em África, e com mais de um bilião de pessoas em África, queremos fazer mais para ajudar as pessoas e as empresas a conetar-se”, prosseguiu.
A rede Facebook vai concentrar-se no início no crescimento da sua actividade em alguns países das principais regiões da África Subsariana tais como o Quénia (África Oriental), a Nigéria (África Ocidental) e a África do Sul (África Austral). Outros países também visados são o Senegal, a Costa do Marfim, o Gana, a Tanzânia, o Ruanda, o Uganda, a Zâmbia, Moçambique e a Etiópia.
A Facebook pretende colaborar com os Governos, as operadoras de telecomunicações, as agências e as outras partes interessadas para fornecer soluções adaptadas aos anunciadores e aos utilizadores à escala continental. Ela vai concentrar-se na proposta das soluções adaptadas aos formatos publicitários que respondam às necessidades dos clientes e dos anunciadores no primeiro ambiente africano unicamente móvel.
A representação será dirigida, a partir de Setembro próximo, por Nunu Ntshingila, um veterano da agência de publicidade Ogilvy. Ele é diplomado pelas universidades de Swazilândia e de Morgan State nos Estados Unidos.
A população africana utilizadora de Facebook aumentou 20 porcento, atingindo 120 milhões de utilizadores em Junho de 2015, contra 100 milhões em Setembro de 2014. Mais de 80 porcento deles conectam-se a partir dum telemóvel.