Arrancaram, no último sábado (27), as obras de reconstrução de uma estrada abandonada nos princípios da década de 70, no posto administrativo de Muatala, na cidade de Nampula, a qual liga o norte ao sul de Moçambique.
Com uma extensão de cerca de quatro quilómetros, a via em causa, actualmente em avançado estado de degradação, liga ainda a Academia Militar Marechal Samora Machel” à Estrada Nacional número 1 (EN1).
Lopes Aquimo, chefe daquele posto administrativo, disse que a reabertura da rodovia é efectuada com o apoio do Conselho Municipal de Nampula e da Direcção Provincial do Ambiente, que mobilizaram uma parte do equipamento considerado indispensável para as intervenções de grande envergadura em locais considerados críticos.
Para o osso entrevistado, a estrada em reabilitação foi, no passado, uma das principais na cidade de Nampula e vai responder aos desafios de requalificação dos bairros de Mutauanha e Muatala, como também irá ajudar a descongestionar a Avenida do Trabalho, uma das mais movimentadas da urbe.
Muatala, por exemplo, é um das zonas mais povoados da cidade e actualmente conta com 31 unidades comunais. Contudo, a falta de vias de acesso e de outras infra-estruturas básicas constitui uma das inquietações dos moradores.