Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sarampo causa 186 mortes no sudeste da RD Congo

Um total de 186 crianças morreram em 12 mil casos de sarampo registados em cinco meses na província do Katanga, no sudeste da RD Congo.

Segundo um comunicado do gabinete para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA), citado pela agência PANA, os 12 mil casos de sarampo correspondem a uma subida de mais de 50 porcento em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a OCHA.

Especialistas indicaram que as mortes ligadas ao sarampo, particularmente na zona de Malemba, onde se regista mais de metade do total dos casos, seriam, entre outros, devidas ao atraso a levar as crianças às estruturas sanitárias, tendo em conta que numerosas famílias têm dificuldade de percorrer as grandes distâncias que separam os centros hospitalares das aldeias.

O sarampo tornou-se endémica nalgumas zonas do Katanga e a sua persistência está ligada principalmente à disfunção do sistema de vacinação de rotina. A emergênca neste período de epidemia é organizar rapidamente uma campanha de vacinação em massa em Katanga para limitar a expansão desta patologia para as zonas ainda não afetadas.

A última campanha de vacinação contra o sarampo remonta a Março de 2014, durante a qual mais de quatro milhões de crianças foram imunizadas.

O sarampo afecta Katanga, mas igualmente cinco outras províncias, nomeadamente Bandundu, Baixo Congo, Equador e Kivu Norte e Sul com um total de mais de 16 mil casos em todo o país.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!