O Ferroviário de Maputo derrotou, na noite da quinta – feira (18), o Desportivo de Maputo por 97 a 87, em partida da sexta jornada da Liga Nacional de Basquetebol sénior masculino e isolou-se na liderança da competição. A contar para a mesma ronda, o bicampeão nacional, Ferroviário da Beira, bateu o Vaz Team da Beira por 68 a 58.
Foi preciso esperar até a sexta jornada da fase regular da presente edição da Liga Nacional de Basquetebol para presenciar um verdadeiro hino ao basquetebol moçambicano.
Os conjuntos do Ferroviário e Desportivo, ambos de Maputo, brindaram os adeptos que se fizeram ao Pavilhão do Maxaquene na quinta-feira (18), diga-se em abono da verdade, com um grande espectáculo da modalidade da bola ao cesto.
No que diz respeito ao jogo jogado, o primeiro período foi disputado numa toada de equilíbrio; todavia, a armada alvinegra esteve sempre na dianteira do marcador. Esta fase do confronto terminou com a vantagem de 20 a 18 à maior para a formação orientada por Bernardo Matsimbe. Pio Matos, com cinco pontos, foi o destaque, enquanto Luís de Barros, a registar quatro pontos, era a unidade mais produtiva dos locomotivas.
Em desvantagem, o Ferroviário de Maputo foi obrigado a alterar de estratégia para mudar os rumo dos acontecimentos, ou seja, em vez das jogadas interiores, passou a usar o jogo exterior.
Com este plano, a equipa de Carlos Aik conseguiu dar a volta ao marcador, visto que, no segundo período, os locomotivas marcaram 27 pontos contra 24 do Desportivo e foram para o intervalo a vencer por um ponto de diferença, ou seja, 45 a 44.
Pio Matos brilha mas não consegue evitar a derrota dos alvinegros
No reatamento, tal como aconteceu no segundo período, os locomotivas voltaram a entrar na mó de cima. Por seu turno, o Desportivo continuava a depender da inspiração do base-armador, Pio Matos.
O Ferroviário de Maputo continuava a explorar os lançamentos na linha dos 6 e 25m. O extremo Manuel Ubisse foi imprescindível na manobra ofensiva dos vice – campeões da cidade de Maputo. Nesta etapa aquele jogador converteu quatro lançamentos triplos.
Os alvinegros não conseguiam parar as investidas do seu rival e recorriam a faltas para deterem Custódio Mauchate e companhia. A fase terminou com o resultado de 73 a 54 a favor da equipa de Carlos Aik. Manuel Ubisse, com 12 pontos convertidos, foi a figura em destaque.
A perder por uma diferença de 19 pontos, no quarto e derradeiro período, o Desportivo optou por fazer uma forte pressão nas saídas de bola do seu adversário e este, por sua vez, cometeu muitos turn-overs.
Quando faltavam 34 segundos para o final da partida, o Ferroviário vencia por 89 a 79, mas Pio Matos, com dois lançamentos triplos num intervalo de cinco segundos, relançou a partida, mas Chiquinho, também na linha dos 6 e 25m, converteu três pontos para os locomotivas e garantiu a sexta vitória em igual número de partidas.
No que diz respeito a individualidades, Pio Matos, com um saldo de 28 pontos e oito ressaltos, foi o homem do jogo, enquanto Manuel Ubisse constituiu a melhor unidade dos locomotivas com 21 pontos.
Ferroviário da Beira volta a vencer
Ainda na sexta jornada da Liga Nacional de Basquetebol sénior masculino, o Ferroviário da Beira alcançou a sua segunda vitória consecutiva e terceira na prova. A equipa de Luiz Hernandez bateu o Vaz Team da Beira pela marca de 68 a 58. Por seu turno, a Universidade Pedagógica de Maputo venceu a sua similar de Nampula por uma diferença de dois pontos, ou seja, 53 a 51.
Volvidas seis jornadas, o Ferroviário de Maputo lidera a competição com um total de 12 pontos, mais um que o segundo classificado, Desportivo, também, da capital moçambicana.
Resultados da 6ª jornada:
Ferroviário de Maputo 92 – 87 Desportivo de Maputo
Universidade Pedagógica de Maputo 53 – 51 Universidade Pedagógica de Nampula
Vaz Team da Beira 58 – 68 Ferroviário da Beira