O Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM), em Maputo, em coordenação com o Arquivo Histórico de Moçambique, acolhe, a partir do dia 22 de Junho corrente, às 18 horas, em sessão aberta ao público, a exposição “Imagens Históricas da Independência”. Os trabalhos serão vistos na galeria daquele centro brasileiro até 20 de Julho próximo.
Trata-se de um trabalho alusivo às comemorações dos 40 anos de independência em Moçambique, que se assinalam no dia 25 de Junho em curso. A exposição, que é o resultado de ua parceria entre o CCBM e o “Arquivo Histórico”, tem como objetivo colocar à disposição do público material único sobre o processo da independência de Moçambique.
No local, serão exibidos mais de 40 fotografias e cartazes da época que retratam o período da conquista da autonomia política do país, com destaque para as imagens históricas de dois ícones desta pátria amada, designadamente o primeiro dirigente da Frente de Libertação de Moçambique, Eduardo Chivambo Mondlane, e o primeiro Presidente de Moçambique independente, Samora Moisés Machel.