O internacional moçambicano, Apson Manjate, acarinhado nos meandros desportivos por Sonito, anunciou que vai abandonar a selecção nacional de futebol devido à falta de seriedade no seio do combinado nacional. O confronto referente à primeira jornada do grupo H de acesso CAN-2017 em que Moçambique foi derrotado pela margem mínima pelo Ruanda foi o último de Sonito com a camisola dos “Mambas”.
A decisão foi tornada pública pelo próprio atleta dias antes do jogo contra o Ruanda que culminou com o afastamento de João Chissano no comando técnico do combinado nacional.
O jogador alegou os motivos organizacionais para abandonar os “Mambas”, ou seja, a falta de seriedade dentro da selecção nacional. “ Já estou a sete anos na selecção, mas ainda não vi nenhuma mudança significativa”, disse o avançado, para declarar o seguinte: “ Foi uma decisão difícil (…) mas enfim, decidi já esta na hora de abandonar o combinado nacional”.
Importa referir que depois uma passagem pelo futebol angolano, Sonito regressou recentemente à Liga Desportiva de Maputo.