Trinta pessoas morreram, 20 sofreram ferimentos graves e outras 16 contraíram lesões leves em consequência de 41 acidentes de viação ocorridos em diferentes estradas do país, entre 06 e 12 de Junho em curso.
Destes 41 sinistros rodoviários, 23 foram do tipo atropelamento, 12 embates entre viaturas, cinco despistes e capotamento e um caso resultante da má travessia de peões. Relativamente aos atropelamentos, dos 23 registados 19 foram causados por indivíduos que conduziam sob o efeito do álcool.
Pedro Cossa, porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), disse que houve 12 acidentes que culminaram em óbitos, protagonizados por indivíduos do sexo masculino com idades compreendidas entre 32 e 38 anos.
Por sua vez, a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou 37.133 viaturas, das quais apreendeu 149 por diversas irregularidades e passou 6.335 avisos de multa a vários infractores.
Ainda na mesma operação, foram retidas 11 cartas de condução alegadamente porque os seus titulares conduziam embriagados e detidos 24 automobilistas por condução ilegal.