Um cidadão, cuja identidade não nos foi revelada, está detido nas celas da 4ª esquadra, desde o último fim-de-semana, na cidade de Nampula, por posse de um quilograma e meio de soruma.
Dados avançados pela Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula indicam que o indivíduo em causa faz parte de uma rede de vendedores e consumidores de estupefacientes no posto administrativo de Mutomote, concretamente bairro de Namutequelia, para além de que ele o bando em questão criam desestabilização naquela parcele do país devido ao efeito da droga.
De acordo com Sérgio Mourinho, porta-voz da PRM em Nampula, a neutralização do visado deu-se graças à denúncia de populares que se aperceberam de uma movimentação de pessoas com conduta duvidosa na residência do presumível vendedor de soruma.
Na altura em que o cidadão foi preso, ele regressava da província de Cabo Delgado, onde supostamente ia comprar o produto para venda em Nampula. A droga apreendida encontra-se armazenada no comando da Polícia e será incinerada, segundo Sérgio Mourinho.
O indivíduo disse às autoridades que o estupefaciente em alusão é a sua fonte de sobrevivência. O porta-voz contou que outro cidadão também foi detido depois de ter sido surpreendido a consumir soruma, num dos bairros da cidade de Nampula.
A Polícia admite que há um recrudescimento da criminalidade em diversos bairros daquela cidade nortenha, protagonizada por jovens que actuam sob o efeito de drogas, pelo que é preciso desmantelar o grupo.
A PRM em Nampula reteve igualmente um autocarro da transportadora Maning Nice que vinha do distrito de Mueda, na província de Cabo Delgado, por ter encontrado uma quantidade não especificada de soruma, no posto de controlo número um. O proprietário do estupefaciente fugiu.