O ala-armador James Harden estabeleceu a sua melhor marca nos playoffs da Liga Profissional de Basquetebol norte-americano, a NBA, nesta segunda-feira ao anotar 45 pontos na vitória do Houston Rockets, por 128 a 115, sobre o Golden State Warriors, que evitou a eliminação da equipa texana nas finais da Conferência Oeste e forçou o quinto jogo da série, que o equipa de Oakland lidera por 3 a 1.
Harden, que no último jogo foi parado pela defesa adversária e só conseguiu anotar 17 pontos, desta vez não foi páreo para os marcadores adversários ao encestar 13 de 22 arremessos de quadra, com direito a sete triplos, além de 12 de 13 lances livres, nove ressaltos, cinco assistências e dois roubos de bola.
Os Rockets também igualaram a marca de Los Angeles Lakers (1985) e Dallas Mavericks (1986) com 45 pontos anotados no primeiro quarto de uma partida dos playoffs. Com oito triplos convertidos em nove arremessos de fora do perímetro, os Rockets mostraram que estavam com a pontaria afiada, muito diferente do último jogo, quando conseguiram apenas cinco cestos de três em 25 tentativas.
O domínio ofensivo dos Rockets na partida foi tamanho que a equipe texana conseguiu impor uma vantagem de 22 pontos no segundo quarto, momentos antes do MVP da temporada regular, Stephen Curry, sofrer uma queda brusca num lance com Trevor Ariza e bater com a nuca no chão. Com isso, a estrela dos Warriors teve que deixar a quadra para ser avaliado pelos médicos, retornando somente no final do terceiro período.
Quando voltou à quadra, já recuperado e com os sintomas de uma provável contussão cerebral descartados, a sua primeira tentativa foi uma bola de três que colocou os Warriors a apenas seis pontos de empatar o marcador, restando 8,5 minutos para serem jogados.
Mas, desta vez, o “Barba” não permitiu que os Warriors saíssem de Houston com a vitória e assegurassem uma vaga nas finais da NBA pela primeira vez desde 1975, ao anotar 17 pontos apenas no último período para manter os Rockets ainda com chances na série a melhor de sete partidas.
Ao lado de Harden, outros cinco jogadores do quadro texano tiveram números de dois dígitos. O ala Josh Smith foi o segundo melhor marcador da equipe com 20 pontos, seguido por Trevor Ariza, com 17, e o gigante Dwight Howard, com um duplo-duplo de 14 pontos e 12 ressaltos.
No entanto, Howard pode ficar de fora da próxima partida, já que cometeu uma falta flagrante de primeiro grau ao dar uma cotovelada intencional no australiano Andrew Bogut. A NBA vai rever a jogada e pode alterar a decisão da arbitragem para uma falta flagrante de segundo grau, o que impossibilitaria o pivô de jogar o quinto jogo da série.
Terrence Jones foi o sexto homem dos Rockets ao apresentar 14 pontos e cinco ressaltos, enquanto o armador Jason Terry chegou aos 10 pontos, pegou seis ressaltos e distribuiu quatro assistências.
Pelos Warriors, o ala-armador Klay Thompson acabou sendo a referência da equipe durante a ausência temporária de Curry e terminou a partida com 24 pontos, com direito a seis bolas de três.
Mesmo após o susto, Curry chegou a 23 pontos, 18 deles em bolas de três, e deu quatro assistências, enquanto o ala Draymond Green foi jogador mais completo da equipe com um duplo-duplo de 21 pontos e 15 ressaltos, além de quatro assistências. Porém, Green acabou por fazer o limite de faltas pessoais e foi eliminado da partida.
Os Warriors conseguiram um total de 20 bolas de três em 46 tentativas, enquanto os Rockets anotaram 17 em 32, o que permitiu que ambas as equipes estabelecessem uma nova marca combinada de 37 cestos de fora do perímetro num jogo de playoff.
Agora, os Rockets tentarão uma nova façanha após a virada histórica das semifinais sobre o Los Angeles Clippers, quando conseguiram reverter um placar adverso de 3 a 1 nessa série.
No entanto, o equipa de Houston precisará vencer três jogos consecutivos para conseguir uma vaga nas finais, o que seria outro feito histórico na liga, já que nenhum equipa da NBA jamais conseguiu uma virada após estar a perder por 3 a 0 nos playoffs.
O próximo jogo da série acontece nesta quarta-feira, na Oracle Arena de Oakland.
