Um surto de meningite com “características sem precedentes” está a espalhar-se rapidamente no Níger, com uma série de casos nas últimas duas semanas, centenas de mortes até agora neste ano e pouco suprimento de vacinas, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira.
O surto é predominantemente causado pelo sorogrupo C, que é normalmente encontrado em países ricos e nunca causou grande preocupação na África, onde fora visto apenas em casos específicos e surtos locais, disse a agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU).
Vacinas contra este tipo de doença tinham baixo estoque e o surto foi causa de preocupação por possivelmente afectar mais de um milhão de pessoas em áreas urbanas densamente povoadas, incluindo a capital do país, Niamey, afirmou a organização.
Houve 6.179 casos suspeitos e 423 mortes registados entre 1º de janeiro e 12 de maio, incluindo 4.099 em Niamey, onde 226 pessoas morreram, segundo o comunicado.
A doença é comum no chamado “cinturão de meningite”, que vai do Senegal à Etiópia, durante a estação seca, de Dezembro a Junho.
Um surto em 2009 teve mais de 80.000 casos, e mais de 200.000 casos, incluindo 20.000 mortes, foram relatadas em 1996-1997, segundo a OMS. A maioria daqueles casos foi causada pelo sorogrupo A da meningite.

