Nico Rosberg derrotou o seu companheiro de equipe na Mercedes, Lewis Hamilton, pela primeira vez nesta temporada e reduziu a liderança do actual campeão de Fórmula 1 em 20 pontos, ao vencer com segurança o Grande Prémio da Espanha, neste domingo.
Hamilton, que venceu três das quatro primeiras corridas do ano, havia perdido a batalha pela pole position, e uma rápida escapada da primeira fila no começo impôs uma corrida de aproximação ao piloto britânico.
Hamilton tentou o seu melhor, lutando e recuperando a segunda colocação de Sebastian Vettel, da Ferrari, mas Rosberg manteve-se sempre fora de alcance e terminou a prova 17,5 segundos a frente do rival ao título. Hamilton agora possui 111 pontos e Rosberg, 91, com 14 corridas para o final da temporada.
Depois de parar o carro ao lado do Rosberg, Hamilton apertou a mão do piloto alemão e deu uma palmadinha nas suas costas em reconhecimento.
O engenheiro de prova de Hamilton, que o fez parar três vezes, uma a mais que Rosberg após uma demorada primeira entrada nos boxes, orientou o piloto britânico a tirar o pé nas últimas voltas, num circuito notório pela dificuldade de ultrapassagem.
Vettel, que havia saltado para a segunda colocação logo na primeira curva, terminou em terceiro, embora frustrado em ainda observar as Mercedes à distância.
A vitória foi a primeira de Rosberg desde o Brasil, em Novembro, e fez dele o nono vencedor diferente nos últimos nove anos no Circuito da Catalunha.
Kimi Raikkonen, da Ferrari, ficou entre os Williams, terminando em quinto, atrás do também finlandês Valtteri Bottas e à frente do brasileiro Felipe Massa.
Daniel Ricciardo, da Red Bull, ficou em sétimo, e Romain Grosjean, da Lotus, em oitavo. O espanhol estreante da Toro Rosso, Carlos Sainz, terminou em novo, marcando pontos em casa.
O último ponto foi para o russo Daniil Kvyat, da Red Bull, na décima colocação.
