A selecção nacional de boxe terminou na quarta e antepenúltima posição a sua participação no Campeonato Regional da Zona VI na modalidade de boxe, prova que foi disputada entre os dias 21 e 25 do mês corrente na cidade sul-africana de Pretória. Naquela competição da Zona Austral, Moçambique conquistou 11 medalhas de ouro, das quais quatro de ouro, três de prata e quatro de bronze.
Na competição que teve lugar na cidade sul-africana de Pretória, o objectivo do combinado nacional passava por ocupar as posições do pódio que garantiam o apuramento para os Jogos Africanos a serem realizados em Setembro do presente ano no Congo Brazzaville, mas, debalde, pois só as pugilistas do sexo feminino é que conseguiram trazer medalhas de ouro daquele certame.
A atleta Maria Manuela Machonga, apesar de ter perdido a bolsa que lhe foi concedida pela Solidariedade Olímpica Internacional para Juliano Máquina em circunstâncias ainda não clarificadas pela Federação Moçambicana de Boxe e pelo Comité Olímpico de Moçambique, ocupou a primeira posição na categoria dos – 57kg.
Além de Machonga, Ângela Marrengula (-60kg), Alcinda Panguana (-69kg), e Raby Gramane (-75kg) ocuparam a primeira posição do pódio nas suas respectivas categorias.
Em masculinos, tal como aconteceu na edição anterior, os atletas nacionais voltaram a desiludir. Os pugilistas moçambicanos conseguiram três medalhas de prata e quatro de bronze.
Paulo Jorge (56kg), Lourenço Cossa (75kg), e João Baptista (91kg) foram os atletas que ganharam as medalhas de prata, enquanto Hélio Castelo (52kg), Filipe António (49kg), Valdo Lourenço (60kg), e Félix Alberto (+91) foram os boxistas bronzeados.
Os pugilistas Bernardo Marrime, Augusto Mathuli e Juliano Maquina foram os que mais desiludiram, visto que aqueles desportistas não foram além da primeira eliminatória.
Na classificação geral, Moçambique classificou-se na 4ª posição, por sinal a antepenúltima, enquanto as selecções do Botswana, África do Sul e Angola ocuparam as posições do pódio.
Importa referir que a Federação Moçambicana de Boxe e a sua congénere de Angola vão enviar uma carta à Confederação Africana de Boxe para protestar os resultados do Campeonato Regional da Zona VI, visto que a organização fez tudo para que África do Sul e o Botswana ficassem nas duas primeiras posições do pódio.

