Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Polícia detem dezenas de cidadãos nigerianos ilegais em Moçambique

Pelo menos 75 indivíduos de nacionalidade nigeriana que desenvolviam actividades diversas na Praça de Touros, na cidade de Maputo, foram detidos na última sexta-feira e encaminhados a algumas subunidades da Polícia da República de Moçambique (PRM), indiciados de imigração ilegal.

Trata-se de estrangeiros que vinham exercendo actividade comercial naquele ponto da capital sem portarem documentos de permanência no país, com enfoque para a falta de vistos de entrada e/ou permanência no país, segundo o jornal Notícias.

A falta de Documento de Identificação de Residente Estrangeiro (DIRE) foi outra razão que levou os estrangeiros a serem levados pela Polícia para prestarem esclarecimentos nos serviços de Migração.

“A Polícia levou a cabo um trabalho visando desmantelar focos de permanência ilegal de estrangeiros no país. Desta vez foram encontrados 75 nigerianos em situação irregular”, disse o porta-voz da Polícia no Comando da Cidade, Orlando Mudumane.

Depois da triagem realizada nos serviços de migração, parte do grupo poderá ser repatriada e outra libertada em virtude de estar em processo de regularização da sua situação. “O que pode ter acontecido é que alguns cidadãos estavam em processo de normalização e os serviços migratórios podem ter ponderado em relação a este grupo”, referiu.

Depois da Praça de Touros, a operação poderá ser estendida para outros centros de concentração de imigrantes ilegais que exercem, na sua maioria, actividades de mercearia e venda de acessórios de viaturas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts