Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Apuramento EURO 2016: Alemanha bate Geórgia e garante primeira vitória em 2015; Portugal vence e assume liderança

Com pouco brilho, mas sem sustos, a Alemanha venceu neste domingo, fora de casa, a Geórgia por 2 a 0, no primeiro resultado positivo obtido pelos campeões do mundo no ano, pelo grupo D das Eliminatórias de apuramento para o Campeonato Europeu de futebol de 2016, em dia de vitória e tomada da liderança no grupo I por parte da selecção de Portugal.

Com quase todos os titulares em campo, com destaque para a presença do capitão Bastian Schweinsteiger, que não actuava pela seleção desde a final do Mundial, a 13 de Julho, contra a Argentina no Maracana, os alemães decidiram a partida na etapa inicial.

Depois de muita pressão, Marco Reus abriu o marcador aos 39 minutos, em finalização quase de dentro da área, após bela jogada de Thomas Müller. O maior artilheiro dos Mundiais apareceu, mas dessa vez para balançar as redes, aos 44 da etapa inicial.

Com o resultado, a Alemanha chegou aos 10 pontos no grupo D, ficando um atrás da Polónia, que no encerramento da quinta jornada cedeu empate nos acréscimos do segundo tempo a Irlanda, ficando no 1 a 1, em Dublin. O médio-atacante Slawomir Peszko abriu o marcador para os visitantes aos 26 minutos do primeiro tempo.

A selecção da casa só conseguiu igualar aos 46 minutos da etapa complementar, com o atacante Shane Long. O golo fez os irlandeses chegarem aos oito pontos, ficando a dois da Escócia, que massacrou Gibraltar, vencendo por 6 a 1 no Hampden Park, em Glasgow, permanecendo assim na terceira colocação da chave. O grande destaque da partida foi o médio atacante Steven Fletcher, que balançou as redes três vezes.

O jogador do Sunderland foi o primeiro a anotar um ‘hat-trick’ com a camisa da seleção de seu país desde 1969. Além disso, o atacante Lee Casciaro marcou o primeiro golo em jogos oficiais de Gibraltar.

A seleção portuguesa, por sua vez, superou a Sérvia por 2 a 1, em casa, e assim assumiu a liderança isolada do grupo I, ao chegar aos nove pontos e ultrapassar a Dinamarca, que não jogou nesta quinta jornada.

O veterano defesa Ricardo Carvalho abriu o placar logo aos 10 minutos do primeiro tempo. O susto dos visitantes veio aos 18 da etapa final, com o golo de Nemanja Matic. A reação lusa não demorou e, aos 20, Fábio Coentrão deu números finais ao marcador.

No outro jogo da do grupo neste domingo, a Albânia venceu em casa a Armênia por 2 a 1, chegando aos sete pontos, igualando a pontuação da Dinamarca, mas seguindo na terceira colocação, na zona de repescagem para a Europeu.

O domingo ainda teve compromissos pelo grupo F, em que Roménia e Irlanda do Norte deram passos importantes ao obterem mais três pontos. A seleção do Leste Europeu bateu as Ilhas Faroe por magro 1 a 0, e chegou aos 13 pontos.

Logo atrás estão os norte-irlandeses, com um ponto a menos, graças a vitória sobre a Finlândia por 2 a 1. Terceira colocada com oito pontos, a Hungria não foi além de empate, em casa, com a lanterna Grécia em 0 a 0.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts