Uma criança de nove meses perdeu a vida, e pelo menos sete pessoas ficaram feridas, na sequência de uma manifestação de populares, nesta segunda-feira(23), que pretendiam linchar três detidos pela polícia sob a acusação de envolvimento no assassinato de dois motoristas de “txopelas” no município do Dondo, na província de Sofala.
Condutores de “txopelas” que operam no Dondo, e dezenas de pessoas populares, amotinaram-se nas proximidades do comando da Polícia e montaram barricadas nos principais acessos àquela cidade do centro de Moçambique, em protestos contra aquilo que chamaram de “caça aos txopelistas”.
Segundo o jornal Diário de Moçambique, este motim segue-se ao assassinato de dois condutores de motociclos, um no passado domingo(22), identificado pelo nome de Malaza, e outro que perdeu assassinado a 11 de Março, identificado pelo nome de Zeca Mário Zeca cujo corpo foi encontrado sem algumas partes. As autoridades policiais detiveram pelo menos três suspeitos de envolvimento nos dois casos.
Agentes da Unidade de Intervenção Rápida da Beira acorreram ao Dondo e dispararam tiros para o ar e usaram gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes.
A vítima mortal foi atropelada, com a sua mãe, por uma viatura que tentavam sair da zona da manifestação.