A Associação Provincial dos Jogos Tradicionais de Nampula quer no presente ano massificar as actividades desportivas, nas suas variadas modalidades, como forma de tornar a província mais competitiva a nível nacional.
A pretensão acontece numa altura em que à província de Nampula foi confiada, pelo Ministério da Juventude e Desporto, aquando da realização do III Festival de Jogos Tradicionais havido no ano passado na cidade de Chimoio, a tarefa de regulador do festival da próxima edição.
Para a concretização da iniciativa, de acordo Carlos Muapanco, presidente da Associação Provincial dos Jogos Tradicionais em Nampula, a sua colectividade vai em breve constituir comissões, nas quais o governo estará incluso, a nível dos distritos, de forma a criar uma relação sólida em prol do desporto tradicional. Segundo Muapanco, a comissão terá como desafio promover a descoberta de mais modalidades.
“O projecto de resgate foi elaborado no ano passado pela nossa organização, mas este ano vamos, sem dúvidas, implementá-lo”, disse o nosso entrevistado. Recorde-se que, actualmente, aquela colectividade tem praticantes nos 10 distritos, das 23 existentes em Nampula. De salientar que Nampula é a única província a nível do território moçambicano a promover diversas modalidades desportivas de carácter tradicional.