Apesar da crise dentro e fora das quatro linhas, o Barcelona aproveitou o apoio da claque no Camp Nou e a fragilidade do Elche para vencer de forma categórica nesta quinta-feira, por 5 a 0, e praticamente garantir a vaga nos quartos de final da Copa do Rei de Espanha em futebol.
O trio de estrelas do ataque catalão – Neymar, Suárez e Messi – foi decisivo para tentar amenizar o clima ruim vivido pela equipe, que começou a semana com a demissão do ex-diretor de futebol Andoni Zubizarreta e terminou com a convocação antecipada de eleições para a presidência do clube.
Com o resultado, o Elche precisa derrotar o Barcelona no jogo de volta por quatro ou mais golos de diferença para se classificar. Quem passar no confronto enfrenta o vencedor do duelo entre Real Madrid e Atlético de Madrid. Os ‘colchoneros’ venceram os ‘galáticos’ na partida de ida por 2 a 0.
O destaque da partida foi Neymar, que marcou duas vezes na partida e ainda sofreu o penalti cobrado por Lionel Messi, que pareceu ter esquecido o desentendimento com Luis Enrique.
Luis Suárez e Jordi Alba completaram o placar para os donos da casa.
O jogo foi praticamente decidido no primeiro tempo. Depois de desperdiçar algumas boas oportunidades, Neymar abriu o placar após vacilo da defesa. Luís Suárez recuperou na saída de bola e rolou para o companheiro de ataque fuzilar aos 34 minutos.
O próprio uruguaio ampliou 39, em uma bela jogada. Ele deu um drible de corpo na defesa e apareceu na frente do guarda-redes e tocou com categoria para o fundo da redes.
Ainda no primeiro tempo, aos 45, foi a vez de Messi deixar o dele. Neymar foi derrubado por Roco na área. O argentino cobrou com perfeição e não perdoou, mandando beijos para a torcida na comemoração.
Na volta do intervalo, o Barcelona continuou pressionando e transformou a vitória em goleada. Aos 10 minutos, Messi lançou Jordi Alba, que tocou na saída do goleiro para ampliar.
Quatro minutos depois, Neymar conseguiu se livrar dos marcadores e chutou para dar números finais à partida. A bola desviou na defesa, enganando o guarda-redes Tyton, e ainda bateu na trave antes de entrar.