Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

OBITUÁRIO: Inventor do primeiro vídeo game, Ralph Baer morre aos 92 anos

O homem que inventou o primeiro vídeo game, Ralph Baer, morreu no sábado aos 92 anos em sua casa em Manchester, no Estado norte-americano de New Hampshire, informou o diretor da Funerária Goodwin nesta segunda-feira.

Baer, que fugiu de sua Alemanha nativa com a família em 1938, antes do início da Segunda Guerra Mundial, passou a maior parte da carreira a trabalhar em sistemas avançados de radar para uma empresa de defesa antes de voltar as suas atenções para os vídeo games interativos no fim dos anos 1960.

A primeira consola de vídeo game de Baer, apelidado de The Brown Box, estreou em 1972, e mais tarde foi licenciado pela Magnavox como Odyssey. Ele incluía o jogo Table Tennis, um precursor do Pong, um dos primeiros vídeo games a conquistar grande popularidade.

Baer também inventou o lendário jogo de memória Simon, um brinquedo circular com quatro divisões coloridas que piscavam segundo diferentes padrões.

Ele continuou a trabalhar na oficina da sua casa durante os anos 2000 e recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia em 2006 do então presidente dos Estados Unidos George W. Bush.

Numa entrevista de 2013 ao canal público de televisão PBS, Baer disse que inventar foi o que o fez seguir adiante na velhice. “Todos meus amigos morreram. O que vou fazer? Preciso de um desafio”, afirmou. “Sou basicamente um artista. Não sou diferente de um pintor que senta ali e ama o que faz.”

Em 2005, ele publicou um livro chamado “Videogames: In the Beginning”, no qual afirma ser o “inventor do vídeo game caseiro”.

O co-fundador da Apple, Steve Wozniak, disse numa crítica do livro que “jamais poderia agradecer Ralph o suficiente pelo que ele deu a mim e a todo o mundo”.

O ‘Brown Box’ está em exposição no museu Smithsonian em Washington, que abriga a coleção completa dos documentos de Baer. O museu planeia transformar a oficina de Baer em parte uma exibição especial sobre inovação no ano que vem.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!