Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina… o que acontece a quem tem sífilis não tratada por muito tempo?

Pergunte a Tina... sobre as vantagens e desvantagens da gravidez fora do útero

Oi Tina. Chamo-me António e gostaria de saber o seguinte: O que acontece a alguém que tem “sífilis não tratada” durante muito tempo, seja no caso dos homens assim como nas mulheres? Será que tem algum efeito colateral quando não tratada a tempo? Ou será que quando é tratada, independentemente do tempo que levou, não causa nada à pessoa? Aguardo a resposta.

Querido leitor. A tua pergunta é bem elaborada. Gosto. Comecemos por esclarecer o que é a sífilis. É uma infecção de transmissão sexual (ITS) causada por uma bactéria. Sabe-se que a principal via de transmissão é a sexual, mas as mães podem transmitir aos filhos durante a gravidez ou o parto. Ora, respondendo à tua pergunta, sim, há consequências graves quando uma sífilis não é tratada.

Ela evolui para outros níveis, e os seus sinais e/ou efeitos podem propagar-se para outras partes do corpo, causando danos na pele bem como noutros órgãos do corpo da pessoa.

Por essa razão, se tu ou alguém das tuas relações está infectado pela sífilis e até hoje não fez o tratamento, deve ir imediatamente a uma unidade sanitária, solicitar o Aconselhamento e Testagem de Saúde, receber os resultados e apresentar-se a(o) médica(o) de serviço para que os resultados sejam lidos e um tratamento adequado seja recomendado.

Atenção: quando se tem qualquer tipo de infecção é importante que a pessoa adira ou cumpra correctamente o tratamento para garantir a cura. Se a pessoa desistir durante o tratamento pode sofrer consequências gravíssimas para a sua saúde. Enquanto esse processo corre, a pessoa deve usar sempre o preservativo durante as suas relações sexuais para evitar a transmissão da ITS a outras pessoas.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *