O homem de origem nigeriana que foi internado num hospital da cidade espanhola de Alicante, com sintomas do vírus ébola, passou a noite em condição estável e permanece isolado neste domingo em um andar do centro sanitário.
Trata-se de um cidadão nigeriano, cuja idade não foi informada, que apresentava os sintomas característicos desta doença – febre alta, mal-estar, vómitos e hemorragias -, segundo relatou uma fonte do hospital.
Os testes epidemiológicos realizadas no paciente foram enviados ao Hospital Carlos III de Madri, para que analisem se correspondem ou não com o vírus.
A este centro foi trasladado da Libéria o sacerdote espanhol Miguel Pajares, a primeira vítima europeia do ebola, que morreu no último dia 12. O homem nigeriano foi internado no Hospital de Sant Joan de Alicante, centro de referência para o ebola nesta província do mediterrâneo espanhol.
Os profissionais deste hospital adotaram medidas de proteção para não estar em contato direto com o doente, que se encontra em uma área de isolamento.
As autoridades sanitárias espanholas ativaram de maneira preventiva o protocolo de atuação perante uma suspeita de vírus de ebola e consideram que, com a ativação do protocolo, “a população está protegida de um possível contágio”.