Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo não disponibiliza 1,2 milhão de Mt para selecções de vólei participarem no Mundial

O Governo moçambicano não disponibilizou os cerca de 1,2 milhão de meticais que havia prometido para que as selecções nacionais de voleibol de praia, na categoria sub-17, em femininos e masculinos, pudessem participar no Campeonato do Mundo da modalidade, que será disputado no México entre os dias 22 e 27 de Julho corrente. Há poucas semanas a falta de 1.092.877 meticais impossibilitou também a participação de Moçambique no Mundial de Voleibol de praia no Chipre na categoria de sub-21. “Em Moçambique há modalidade que são tratadas como filhos e outras como enteados” lamentam as atletas da selecção feminina.

“Perdemos uma excelente oportunidade para mostrar ao mundo que em Moçambique praticamos voleibol” começou por afirmar Pelágio Pascoal, o secretário-geral da Federação Moçambicana de Voleibol, que aponta o dedo ao Governo pois através do Fundo de Promoção Desportiva houve garantias de fundos “para custear as passagens aéreas, estadia e alimentação dos sub-17 em detrimento dos sub-21, todavia, faltando poucos dias para o arranque da prova informou-nos que já não tinha condições para subsidiar a nossa ida ao México”.

As atletas que se preparavam para representar Moçambique no Mundial, Leocádia Manhiça e Jéssica Moiane afirmaram que esta nova resposta negativa do Governo era aguardada pois “em Moçambique não há equidade no que tange ao desporto, há modalidade que são tratadas como filhos e outras como enteados, o voleibol é uma delas.”

Este lamento das atletas é corroborado pelos largos fundos sempre disponíveis para a selecção A de futebol que nunca esteve perto de participar numa prova Mundial e tem tido participações decepcionantes nas provas continentais.

@Verdade apurou que as duas duplas que compõem as selecções nacionais e que já não vão competir no Campeonato Mundial vão participar numa prova sem a mínima expressão: os IX edição dos Jogos da CPLP, que se realizam em Angola entre os dias 26 Julho e 02 de Agosto.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!