Iacumba Ali Aiuba é o novo Administrador Delegado das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), a empresa que detém o monopólio da aviação civil no território nacional, em substituição de Marlene Manave.
Segundo um comunicado das LAM, Iacumba Aiuba, que foi eleito após Assembleia Geral de accionistas realizada nesta quarta-feira (16), antes da sua nomeação, exercia as “funções de Coordenador da Comissão dos Assuntos Económicos e Tarifas do CNELEC – Conselho Nacional de Electricidade – e de Administrador Não Executivo do INCM – Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique. É membro do GIRBI – Gabinete Interministerial de Remoção das Barreiras ao Investimento”.
Durante o mandato de Marlene Magaia, que iniciou em 2010, as LAM viveram alguns dos piores momentos da sua existência com o registo de várias avarias, incidentes operacionais, sistemáticos atrasos e adiamentos de voos e ainda o pior acidente da aviação moçambicana.
Recorde-se que a cerca de um mês as LAM mudaram também de Presidente do Conselho de Administração com a saída de Carlos Jeque e a nomeação de Silvestre Sechene.
Integram ainda o Conselho de Administração da companhia aérea moçambicana Jeremias Tchamo (Administrador Financeiro), João Jorge (Administrador Técnico Operacional), Carlos Fumo (Administrador Comercial) e ainda Maria da Graça Fumo e Paulo Negrão (Administradores não executivos).